Período Fértil: como calcular?

Ovulação: como calcular?

O período de ovulação varia seu tempo de duração nas diversas fases de idade da mulher, em função dos ovários que regulam através da produção de hormônios femininos e da qualidade dos óvulos.

A primeira menstruação, dita menarca, ocorre a partir dos 11 anos e os ciclos costumam ser longos nos primeiros 5-7 anos de função ovariana. A partir dos 17-19 anos até os 25 anos, os ciclos são irregulares. Entre os 25 e 40 anos os ciclos são consistentemente mais regulares e a taxa de ovulação bem mais frequente. A partir dos 40-42 anos, por mais 8-10 anos, os ciclos ficam mais irregulares com encurtamento dos ciclos e finalmente com falhas e atrasos até a menopausa, nome da ultima menstruação, em média aos 48- 50 anos.

Podemos observar que os ciclos menstruais refletem as funções ovarianas de produção hormonal; e dividimos o ciclo menstrual em duas fases bem distintas:

Primeira fase; que se inicia a partir do primeiro dia do fluxo menstrual (vermelho vivo), também chamada fase folicular ovarina ou proliferativa no útero; costuma durar entre 9 a 20 dias, média 10-14 dias.

Segunda fase; chamada fase lutea no ovário e secretora no útero, dura 9 a 16 dias, média de 13-15 dias, se inicia a partir do dia da ovulação e termina no dia precedente ao inicio do próximo ciclo menstrual.

Então os ciclos variam entre 24-35 dias, sendo que na mulher entre 25- 40 anos, a maioria terá ciclos regulares espontâneos com duração média de 28 dias. Ciclos com duração menor que 25 dias ou maiores que 35 dias são considerados anormais, devem ser avaliados e tratados pelo ginecologista.

Como fazer o calculo da data da ovulação?

Entendendo-se esta função ovariana e as fases do ciclo, podemos dizer que após a ovulação em 14 dias, ou se reinicia outro ciclo menstrual ou ocorreu a gestação. Esta segunda fase fixa do ciclo, mostra que em ciclos menores que 28 dias, a ovulação ocorreu mais cedo; e após 14 dias de fase lutea, ocorre a menstruação do novo ciclo. E em ciclos mais longos, a ovulação ocorreu mais tarde, advindo a menstruação 14 dias após. Faça as contas da data de ovulação no 14º dia + 14 dias de fase lutea = 28 dias de duração do ciclo.

  • Se ovulação no 10º dia + 14 dias de fase lutea = 24 dias de duração do ciclo.
  • Se ovulação no 12º dia + 14 dias de fase lutea = 26 dias de duração do ciclo.
  • Se ovulação no 16º dia + 14 dias de fase lutea = 30 dias de ciclo.

Data media de ovulação

Em 5 ciclos com durações de 27, 28, 27, 30 e 28 dias obtem-se a media de 28 dias – 14 dias (fase lutea) = ovulação no 14º dia. Faça os cálculos pelo calendário menstrual e projete pela média de duração dos ciclos, deste valor tire 14 dias e terá o dia da ovulação.

Quanto mais regulares os ciclos, mais previsível o dia da ovulação. Também quanto mais ciclos forem usados no calculo da média de duração dos ciclos, mais exato a previsão da data da ovulação. Há programas disponíveis em smartphones, em que anotando-se o inicio de cada ciclo, são fornecidas as datas previstas de ovulação e inicio do próximo período menstrual.

 Período fértil:

O período fértil se estende dos dias que precedem a ovulação até o dia seguinte. Fisiológicamente os espermatozoides cumprem um longo trajeto dentro do aparelho genital feminino, desde a ejaculação até estar preparado para fertilizar o óvulo nas tubas uterinas.

Permanecem por até cinco dias disponíveis para esta função, portanto relações sexuais até 5 dias antes da ovulação, ainda permitiria a fertilização nas tubas. Evidente que no dia da ovulação também pode ser um bom período para fertilização, porque o óvulo também esta viável por um dia após a ovulação.

Após estes dias, o muco produzido no colo uterino, que cumpre a função de selecionar, facilitar a passagem e de nutrição dos espermatozoides, se torna inapropriado e dificulta o processo da fertilização. Além disto, os espermatozóides e o próprio óvulo, passados seus respectivos dias de viabilidade, não cumprem adequadamente suas funções para que ocorra a fertilização.

Fertilização programada

Então, conclui-se que o melhor período para programar a fertilização são os dias precedentes e a data da ovulação, até um dia após. As relações sexuais fora deste período fértil, raramente evoluem para gestações exitosas.

Calcule a data de suas ovulações, programe seu período fértil e conheça sua capacidade reprodutiva.

Diretor técnico do Centro de Reprodução Humana Wagner Busato, em São Paulo. Formado em ginecologia e obstetrícia, é especialista em Ultrassonografia, Histeroscopia e Laparoscopia.

Deixe seu Comentário

Artigos Relacionados

Ver todos os Posts