Avaliação Hormonal

Avaliação Hormonal Masculina

A avaliação hormonal masculina tem por objetivo avaliar a função secretora dos testículos, isto é, a capacidade de produção das células que circundam os túbulos seminíferos, assim como dos hormônios hipofisários.

A Testosterona, principal hormônio masculino e responsável por manter a massa muscular nos homens, além de influenciar no humor e contribui para a formação de ossos saudáveis, quando desequilibrada pode causar dificuldades em manter ereções, alterações nos espermatozóides e diabetes.

Além da Testosterona, a dosagem dos hormônios da tireoide também faz parte da avaliação da saúde do homem. No sangue é possível dosar os hormônios que controlam a glândula tireoide e avaliar possíveis casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Também é checado a dosagem do PSA, que não é um hormônio, mas sim uma proteína, que deve ser observada quando pensamos em avaliação hormonal no homem. A próstata sofre influência direta do sistema hormonal masculino, com os níveis de testosterona agindo sobre suas células, e portanto, pode refletir também no bom funcionamento do sistema hormonal masculino.