Adenomiose

Adenomiose

Doença similar a endometriose, a adenomiose também apresenta um crescimento anormal do tecido do endométrio para fora da cavidade uterina, neste caso o tecido se alojando dentro da camada muscular do próprio útero. Dessa forma, quando mulheres que sofrem de adenomiose entram no período menstrual, o sangramento pode ocorrer dentro do miométrio, causando uma forte irritação. A adenomiose pode ser dividida em dois tipos:

Adenomiose localizada: onde a doença fica restrita a uma pequena região do miométrio, sendo majoritariamente assintomática. Pode causar cólicas menstruais mais fortes e pequenos desconfortos abdominais.

Adenomiose difusa: neste caso o tecido endometrial se espalha por toda a camada muscular do útero, causando desconfortos abdominais e irritação durante o período menstrual, podendo causar irregularidades no ciclo e dificuldades para se estabelecer uma gestação.

Presume-se que atualmente 20% da população feminina possui alguma variação de adenomiose, sendo ainda mais popular entre mulheres com idades superior a 40 anos.