Infertilidade Feminina

Infertilidade Feminina

Quando falamos em infertilidade entre casais, é importante ter em mente que as causas podem estar igualmente divididas entre os dois parceiros. Estudos apontam que o fator masculino é responsável por aproximadamente 30% dos problemas de infertilidade, enquanto outros 30% são de causa feminina, 30% de causa mista e em 10% dos casos a infertilidade é sem causa aparente.

A infertilidade feminina pode ser causada por doenças como a Endometriose e a Síndrome dos Ovários Policísticos, que prejudicam o sistemas reprodutivo feminino. Outros fatores e distúrbios também podem causar a infertilidade, sendo eles:

Fator Tubário: relacionado à alteração e perda de função das tubas, normalmente devido a doenças inflamatórias.

Fator Ovulatório: quando o ciclo menstrual não acontece de forma regular, tendo duração e intervalos fora do padrão. Normalmente está relacionado como problemas da tireóide, tumores miomas e algumas deficiências enzimáticas raras.

Fator Uterino: referente às alterações na anatomia do útero que levam a um prejuízo do transporte e capacitação do espermatozóide, sua receptividade ao pré-embrião e sua capacidade de adaptar-se à gestação.

Idade da mulher: um fator muito importante, a idade da paciente exerce uma grande influência na quantidade e na qualidade dos óvulos, podendo prejudicar as chances de gravidez. Quanto mais avançada for a idade da mulher, menores são as chances de uma gestação natural e maiores os riscos de aborto.