Infertilidade Masculina

Infertilidade Masculina

A infertilidade masculina ocorre quando existem alterações na quantidade e qualidade dos espermatozoides, assim como disfunções de movimento e formação. Dessa forma, o primeiro passo para a investigação da infertilidade masculina é a realização do espermograma, onde via análise macroscópica são observadas características como cor, odor, viscosidade, volume e motilidade e morfologia dos espermatozoides.

Alterações hormonais também podem agir diretamente sobre os testículos ou a testosterona, alterando-os e assim prejudicando tanto a produção quanto a qualidade dos espermatozoides, assim como alterações genéticas, onde microdeleções do cromossomo Y e a presença de gene mutante da fibrose cística podem alterar a qualidade do sêmen.

Entre outros fatores que podem causas a infertilidade masculina estão as disfunções sexuais, como os problemas de ereção, tratamento de radioterapia ou quimioterapia, traumatismo medulares, doenças como diabetes, algumas doenças neurológicas e também a criptorquidia, ausência de testículos na bolsa testicular.