PSA/ MESA

PSA/ MESA

Cerca de 30% das causas de infertilidade conjugal são decorrentes exclusivamente de fatores masculinos. Dentre estes fatores, a grande maioria está relacionada com a quantidade e qualidade do sêmen produzido.

A alteração da qualidade seminal pode ser causada por doenças, como a varicocele, e outros fatores como a obstrução nos ductos ejaculatórios, sequelas cirúrgicas, infecções, alterações genéticas e malformações testiculares.

As técnicas de PSA/ MESA são utilizadas nesses casos, realizando a extração dos espermatozóides por formas alternativas a coleta por ejaculação, para assim poder realizar a fertilização via Inseminação Artificial ou FIV.

Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration - PESA: nessa técnica em que se punciona o epidídimo para a obtenção dos espermatozóides. O epidídimo é um pequeno órgão que fica em cima dos testículos e onde os espermatozoides ganham maturidade e capacidade de se movimentarem antes de serem ejaculados.

Microscopic Epididymal Sperm Aspiration - MESA: uma técnica mais complexa, o urologista utiliza um microscópio especial para selecionar os espermatozoides nos epidídimos. É indicado para homens com azoospermia obstrutiva e epidídimos de volume reduzido.