Reversão de Laqueadura

Reversão de Laqueadura

Quando a paciente que passou pela cirurgia de laqueadura deseja ser mãe novamente, duas opções possíveis podem ser apresentadas pelo especialista, que poderão ser utilizadas de acordo com as expectativas e disponibilidade do casal.

A opção mais simples, e possivelmente mais eficaz, é a realização da fertilização in vitro, onde os óvulos femininos, juntamente com as amostras de sêmen do parceiro, serão coletados e posteriormente fertilizados em laboratório, para então o embrião formado ser implantado no útero materno.

Se, independente do motivo, a paciente preferir a reversão da laqueadura ao invés da FIV, é importante que seja esclarecida a natureza extremamente delicada deste procedimento, que demanda alta precisão.

O procedimento cirúrgico é realizado por através da videolaparoscopia ou, em casos especiais onde a tecnologia está disponível, cirurgia robótica. O religamento das trompas é feito de forma milimétrica e as taxas de sucesso podem variar, dependendo principalmente de como a laqueadura foi realizada em primeiro lugar.