Doação de Sêmen

Doação de Sêmen

A doação de sêmen é uma opção sugerida quando há alterações importantes na qualidade ou quantidade dos gametas masculinos, impossibilitando a fecundação dos óvulos até mesmo com o uso das técnicas de reprodução assistida.

A doação de sêmen ocorre única e exclusivamente através dos bancos de sêmen, onde os doadores passam por exames preventivos para doenças infecto-contagiosas e DSTS, além da avaliação de fertilidade e investigação do histórico pessoal e familiar, incluindo tendências ao desenvolvimento de doenças genéticas graves.

O anonimato do doador é garantida pela ANVISA e o Conselho Federal de Medicina, incluindo qualquer forma de contato antes ou depois do nascimento do bebê.

As amostras de sêmen são criopreservadas e selecionadas de acordo com os pacientes receptores, buscando sempre a maior compatibilidade física possível. É realizado então uma fertilização in vitro com a amostra selecionada, onde os óvulos da parceira são fertilizados e implantados no útero, para que então a gestação siga seu curso natural.